DATA POSTAGEM: 19/12/2016 - FONTE: PASCOM Encerramento da Novena de Natal na Catedral

Nessa última sexta-feira (16/12), a Catedral Nossa Senhora de Fátima ficou repleta de fiéis para o encerramento da novena “Natal em Família”. Foram mais de cinquenta grupos que deslocaram de seus bairros e comunidades e se juntaram aos demais para rezarem o nono encontro da Novena: “O Menino Jesus em nossa família”. Os grupos eram formados por vizinhos, outros por amigos ou ainda pelos funcionários de estabelecimentos comerciais, que decidiram e se organizaram para se prepararem para o Natal, o dia em que “o filho de Deus nasceu: tudo muda. O Salvador do mundo vem para se tornar participante da nossa natureza humana: já não estamos sós e abandonados” (Papa Francisco – homilia do Natal do ano passado). 

 

Participaram fiéis de todas as idades, desde as crianças até idosos. Esses grupos, ao longo de outros oito encontros, meditaram sobre o profundo sentido do Natal, sobre a Palavra de Deus específica para cada encontro e sobre a realidade de nosso país e de nosso dia-a-dia. Além desses momentos de oração, convivência e partilha, cada grupo elegeu um “gesto concreto” a ser praticado, como exercício da caridade e de alguma das obras de misericórdia. Na Catedral, a acolhida da celebração foi conduzida pelo nosso Pároco, Pe. Alex Messias, que anunciava o nome dos grupos, na medida em que entravam portando seus padroeiros em imagens, banners, cartazes ou estampados em suas camisetas e iam se acomodando para a oração. Houve a presença do ministério de música do Terço dos Homens, que muito bem animou a novena. 

 

Duas mulheres deram lindos testemunhos. A primeira relatou que somente por milagre estava ali naquele encerramento da Novena, pois três dias atrás sofrera um acidente em que seu carro deu “perda total”, mas ela não sofrera nenhum arranhão. Curiosamente, um dos socorristas que ajudou no resgate encontrou no banco traseiro de seu veículo, intactos, uma Bíblia e um crucifixo, sinal do quanto Deus protege seus filhos. A segunda a testemunhar contou que fez a novena em seu ambiente de trabalho, em que os colegas chegavam uma hora antes do expediente e rezavam. Tal prática já ocorre há mais de dez anos e todo mês doam parte de seus salários para um gesto concreto de caridade. Após esses testemunhos, nosso Bispo Diocesano, Dom Ettore, estando ali presente e já revelando a comunhão eclesial, deixou sua mensagem. Reforçou o pedido de que todos, nesse Natal, esforcem para transmitir uma verdadeira alegria, um sorriso sincero e de esperança. 

 

Padre Alex destacou o surgimento de novos grupos de vizinhos e/ou amigos e incentivou todos os grupos à continuarem se reunindo e rezando tendo como orientação, o círculo bíblico do Informativo Diocesano da nossa Diocese, disponível gratuitamente todos os meses na secretaria paroquial, bem como, a celebração da Campanha da Fraternidade em família, que rezaremos durante a quaresma. São belas oportunidades de vivenciarmos a Igreja em Missão, junto as pessoas nos seus ambientes de trabalho ou familiar.  

 

Seguindo-se o roteiro do “livrinho” da Novena, ela foi encerrada com as bênçãos especiais aos pais, às crianças e a todos os presentes. Para concluir o momento, em tom de surpresa, a Banda Municipal de Naviraí Tom Jobim se fez presente e executou três músicas temáticas, fazendo com que, após a benção final, os presentes só saíssem querendo dizer (ao mundo) “Feliz Natal!”. Que continuemos levando essa experiência da oração com os grupos de vizinhos e nos ambientes de trabalho cada vez mais.

Untitled Document
LITURGIA DIÁRIA CONTINUAR LENDO
CAPELA VIRTUAL
MISSA ONLINE
PUBLICIDADE
.